Início Brasil Após cirurgia, médicos avaliam novo procedimento em Jair Bolsonaro

Após cirurgia, médicos avaliam novo procedimento em Jair Bolsonaro

Após passar por nova cirurgia nesta quinta-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece em acompanhamento médico e pode ser submetido a outro procedimento para tratar soluços persistentes, segundo boletim divulgado pela equipe médica. Mais cedo, o vereador Carlos Bolsonaro afirmou que acompanha a internação do pai, criticou as restrições impostas durante o período hospitalar e classificou o ambiente em torno do procedimento como intimidatório, em uma publicação nas redes sociais.

De acordo com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, a cirurgia foi concluída sem intercorrências (problemas ou imprevistos) por volta das 13h desta quinta-feira (25) e em seguida confirmada pela equipe médica.

Em boletim médico, divulgado à imprensa, a equipe médica do ex-presidente diz que ele segue em cuidados pós-operatórios, com uso de analgésicos, fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa. Segundo os médicos, Bolsonaro passa por otimização do tratamento clínico dos soluços persistentes, com avaliação sobre a necessidade de novo procedimento nos próximos dias.

De acordo com o laudo, Bolsonaro apresenta crises que podem chegar a até 40 episódios por minuto.

“O soluço gera muito cansaço, prejudica o sono e você em um pós operatório precisa que o organismo se recupere e ele está sendo praticamente agredido por esse soluço”, disse o médico Brasil Caiado.

Segundo ele, a equipe quer tentar resolver o problema sem uma nova cirurgia, mas se isso não for possível, Bolsonaro pode ser submetido a novo procedimento na próxima segunda-feira (29). A ideia dos médicos é realizar um bloqueio anestésico do nervo frênico. Segundo Birolini, isso significa localizar os nervos que provocam os soluços por meio de exames de ultrassom e injetar neles substâncias anestésicas e corticóides.

A avaliação definitiva sobre a necessidade do procedimento deve ocorrer até o início da próxima semana, quando se espera uma resposta mais clara às intervenções clínicas.

Cirurgia ocorreu sem intercorrências

Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star na manhã da última quarta-feira (24) para reparação de duas hérnias inguinais. Além da correção das hérnias na região da virilha, a internação também busca tratar um quadro persistente de soluços. Hérnias inguinais são falhas na parede abdominal que podem levar a quadros médicos mais graves se não forem tratadas.

“O procedimento realizado hoje transcorreu conforme o previsto, que foi uma herniorrafia inguinal bilateral. O presidente tinha uma hérnia que a gente chama do tipo misto, era uma hérnia direta e indireta, no termo técnico. Foi corrigida, foi colocado um reforço abdominal, foi colocada uma tela de material plástico, que é o polipropileno”, disse o médico Cláudio Birolini. Segundo ele, Bolsonaro recebeu anestesia geral, mas já se recupera consciente no quarto.

Michelle publicou informações sobre o andamento do procedimento durante o período da manhã em suas redes sociais. Ela informou que Bolsonaro havia sido encaminhado ao centro cirúrgico por volta das 9h30. “Meu amor acabou de ir pra o centro cirúrgico”, disse. “Peço que unam a nós em oração por ele [Bolsonaro] e por toda a equipe médica”, continuou Michelle, ao apontar sua confiança de que “Deus está no controle de todas as coisas”.

O ex-presidente segue internado sob vigilância de dois agentes da Polícia Federal, 24h por dia, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A saída marca a primeira vez que Bolsonaro deixa a custódia policial desde que foi preso, em novembro. Essa é a oitava cirurgia a que Bolsonaro é submetido desde 2018, quando levou uma facada na barriga.

  • Bolsonaro escreve carta reforçando pré-candidatura de Flávio à Presidência

  • Carlos Bolsonaro critica restrições durante internação do ex-presidente

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile