O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do PP, descartou a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), à presidência da República neste ano contra a tentativa de reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, o cenário presidencial já está definido pela direita, com a consolidação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Flávio se declarou candidato com a autorização do pai no final do ano passado, mas deixou aberta a possibilidade de negociar com aliados se seguirá na disputa. Em paralelo, o próprio Ciro Nogueira chegou a fazer uma ressalva à candidatura.
“Eu vejo como já descartada a candidatura do Tarcísio à presidência”, declarou Ciro Nogueira à Folha de S. Paulo em entrevista publicada nesta quinta (8) mudando o tom adotado anteriormente.
-
Divergências entre lideranças e influenciadores testam direita em ano eleitoral decisivo
Ao periódico, o dirigente do PP pontuou que a candidatura de Flávio Bolsonaro ao Planalto é “irreversível”.
A defesa pela reeleição de Tarcísio ao governo de São Paulo ocorre em meio a tensões políticas entre o PP e o governador, que se tornaram públicas na semana passada após o partido divulgar uma nota sinalizando a possibilidade de lançar candidatura própria no estado.
No documento, elaborado pelo presidente do diretório estadual do PP, deputado federal Maurício Neves, com aval de Ciro Nogueira, a legenda apontou “crescente descontentamento de prefeitos” com a gestão de Tarcísio. O texto também menciona “queixas recorrentes sobre a falta de atenção a parlamentares” como justificativa para o distanciamento político.
Outro ponto de atrito citado foi a avaliação de que houve pouco apoio do governador ao então secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que deixou o cargo para retornar à Câmara dos Deputados.
“O partido, que tem o ex-secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite como pré-candidato ao Senado, também avalia como insuficiente o apoio público e concreto do governador ao seu projeto majoritário”, afirma a nota.
Apesar das críticas, Ciro Nogueira disse preferir que Tarcísio permaneça focado na disputa estadual. “Existe um descontentamento. Mas acho que ele [Tarcísio] é o melhor caminho para viabilizar a campanha do Derrite”, completou à Folha de S. Paulo.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
