Início Economia Com expectativa de até 3 milhões de pessoas, réveillon em Copacabana é...

Com expectativa de até 3 milhões de pessoas, réveillon em Copacabana é o maior do mundo, segundo o Guiness | Brasil

A tradicional festa de Ano Novo na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, foi reconhecida nesta terça-feira (30) como o “maior réveillon do mundo” pelo sistema do livro “Guiness World Records”. O anúncio foi feito no palco de um dos shows que serão realizados na “virada” para 2026, pelo prefeito da cidade Eduardo Paes (PSD), pelo presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro S.A. (Riotur) Bernardo Fellows, e por representante do livro Guiness, jurada do Guinness World Records, Camila Borenstain.

— Foto: Divulgação

“O Rio ganhou o prêmio, vai entrar no livro [Guiness] do maior réveillon das ‘galáxias’, não é só do planeta Terra. Porque é das galáxias, sim, eu já conversei com o pessoal de Marte, pessoal da Lua, pessoal de Saturno, Netuno, não há réveillon em nenhum planeta, em nenhuma galáxia que tenha”, brincou Paes.

Durante o anúncio, o prefeito aproveitou para fazer vistoria de um dos palcos que abrigará alguns dos shows previstos para a noite da “virada” na orla de Copacabana, juntamente com o presidente da Riotur. Serão 13 palcos com atrações espalhadas pela cidade, sendo três no bairro de Copacabana e no bairro do Leme, contíguo ao de Copacabana. As queimas de fogos de artifício serão realizadas com a ajuda de 19 balsas, quase o dobro da quantidade de embarcações usada em réveillon anterior. Serão 12 minutos de fogos, acompanhados com show de luzes, elaborado com auxílio de drones, e trilha musical inédita feita pelo músico brasileiro DJ Alok.

Após inspeção de palco, Paes foi questionado pela imprensa se a projeção de público para a festa de Ano Novo em Copacabana poderia ultrapassar estimativa inicial da prefeitura, em torno de 2,5 milhões a 2,6 milhões. Em toda a cidade, é esperado público de cerca de 5 milhões de pessoas que aproveitarão a “virada” na capital fluminense.

“A quantidade de pessoas por metro quadrado é sempre maior no Rio do que em qualquer lugar do mundo. Eu acho que o povo da Riotur [que auxiliou na projeção] da produção está errando. Vai ser mais [que a projeção inicial]. Vamos bater todos os recordes de réveillon [esse ano]”, afirmou.

O prefeito comentou ainda sobre a importância de eventos, como a festa de Ano Novo em Copacabana, para movimentar economia da cidade. Assim como os shows gratuitos, realizados há dois anos sempre em maio, também na praia de Copacabana, respectivamente das cantoras americanas Madonna e Lady Gaga. “Eventos como o réveillon e grandes shows, Lady Gaga, Madonna, são cruciais para o desenvolvimento econômico da cidade, gerando empregos diretos e indiretos em setores como bares, restaurantes, comércio, shoppings e hotéis, e registrando recordes de turistas e movimentação em aeroportos”, afirmou.

Fellows concordou com o prefeito e foi além. O executivo afirmou ser possível que o público da festa da “virada” em Copacabana possa atingir “entre 2,5 milhões e 3 milhões de pessoas”.

Para justificar sua projeção, o presidente da Riotur detalhou ter recebido informações da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), órgão federal ligado ao Ministério do Turismo, que a cidade do Rio teria atingido em dezembro entrada recorde de 2 milhões de turistas internacionais. Até novembro, a marca se posicionava em 1,9 milhão, também recorde. Isso ocorre em meio ao recorde de entrada de turistas estrangeiros no país, que bateu esse ano mais de 9 milhões, de acordo com informações veiculadas anteriormente pela Embratur.

Tendo em vista esse contexto, o presidente da Riotur aguarda uma temporada recorde de turistas na alta temporada de verão na “cidade maravilhosa”. Isso porque, ponderou, muitos turistas que vêm para a festa de Ano Novo acabam “esticando” a estadia na cidade, para aproveitar o verão na capital fluminense, lembrou.

“O verão começou agora, uma semana antes do réveillon, e turistas que vêm para a cidade, alguns vão se estendendo mais, alguns chegam antes do Carnaval, emendam [estadia] para o Carnaval”, acrescentou. “Nossa expectativa é receber um número de recordes de turistas nesse verão na cidade do Rio de Janeiro”, resumiu.

O Guinness World Records foi lançado em 1955, sendo organização global especializada em verificar e computar recordes mundiais, por documentar e certificar feitos extraordinários em diversas áreas, como cultura, ciência, entretenimento, esportes e grandes eventos.

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile