“Na era da desinformação, onde se rejeita ciência e progressos do multilateralismo, onde se ataca instituições, ciências e universidades, é momento de impor nova derrota aos negacionistas”, defendeu o chefe do Executivo brasileiro.
Ele disse que os países estão “andando na direção certa, mas na velocidade errada”. “Faço apelo para que países cumpram seus compromissos, para formular e implementar NDCs. Pedimos a líderes mundiais para acelerar ação climática. Avançar requer governança global mais robusta”, argumentou. As NDCs são compromissos climáticos adotados pelos países no Acordo de Paris para reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Lula frisou que a mudança do clima já não é uma ameaça ao futuro do Planeta: “É uma tragédia”. Ele citou o recente tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, devastando a cidade. “Tornado no Paraná deixou vítimas fatais e rastro de destruição.” No fim de semana, o presidente já havia lamentado a tragédia e pedido providências do governo federal para ajudar na reconstrução da região.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
