Início Economia Eduardo Paes admite pré-candidatura ao governo do RJ | Política

Eduardo Paes admite pré-candidatura ao governo do RJ | Política

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou pela primeira vez publicamente que será candidato ao governo do Estado na eleição deste ano. Em entrevista coletiva a jornalistas, nesta segunda-feira (19), Paes disse que a política fluminense “carece de liderança” e que tem sido “convocado” pela população para concorrer ao Palácio Guanabara. Esses dois argumentos já estavam sendo trabalhados pelo entorno do prefeito para quando ele confirmasse suas intenções eleitorais.

No sábado (17), Paes já tinha falado que era pré-candidato à eleição durante uma visita a Santo Antônio de Pádua, município do Noroeste Fluminense. Foi a primeira vez que o prefeito admitiu publicamente a candidatura. Até então, ele negava veementemente que fosse deixar a prefeitura para concorrer ao Estado, embora, desde sua reeleição em 2024, essa hipótese fosse dada como certa por aliados.

“Sou pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro”, disse Paes nesta segunda, após a primeira reunião do ano com o secretariado municipal.

“Eu venho, ao longo do ano todo, conversando com muitas lideranças políticas do Estado do Rio de Janeiro. Acho que tem uma identidade natural com os prefeitos, por eu estar na mesma posição [que eles]. A gente percebe essa angústia de um sistema político que tem feito muito mal ao Estado”, disse o prefeito aos jornalistas.

“O Estado carece de liderança política, de gestão, de autoridade, de conduta correta na hora de produzir as políticas públicas. [Concorrer ao governo] é algo que, óbvio, vem na minha cabeça já há algum tempo”, completou.

Na entrevista coletiva, Paes afirmou que a decisão de ser candidato este ano está “praticamente tomada”, mas que ainda vai bater o martelo após o Carnaval. O Valor apurou, no entanto, que sua pré-candidatura já está sacramentada e o prefeito se afastará do cargo em meados de março para poder concorrer ao Guanabara.

Essa será a terceira vez que Paes concorre ao Executivo fluminense. A primeira foi em 2006, terminando em quinto lugar no pleito, com 5,3% dos votos. A segunda tentativa foi em 2018, quando foi para o segundo turno, mas acabou derrotado por Wilson Witzel (à época no PSC).

Desde o início do seu quarto mandato na prefeitura do Rio, feito inédito na história carioca, Paes tem realizado um périplo pelo Estado para tentar atrair alianças em torno de sua pré-candidatura. Era o que estava fazendo em Santo Antônio de Pádua. Na ocasião, o prefeito da cidade, Paulinho da Refrigeração (MDB), disse que Paes estava na região para “visitar cidades do interior”. O pré-candidato ao governo do Rio, então, o cortou.

“É mentira, não estou fazendo trabalho de visitar cidades do interior. Eu estou fazendo pré-campanha, porque quero os votos para governador e quero o apoio do Paulinho. Pronto, falei.”

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assume que está em pré-campanha para o governo do Estado do Rio — Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile