Renault e Geely vão investir R$ 3,8 bilhões para o desenvolvimento e produção de carros da Geely na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). Esse é o primeiro passo da recente parceria entre a montadora francesa e a chinesa no Brasil.
A Geely comprou 26,4% da operação brasileira da Renault. O acordo facilita a entrada da marca chinesa no Brasil e, ao mesmo tempo, ajuda a Renault a acelerar o desenvolvimento de veículos eletrificados.
As empresas ainda não forneceram detalhes dos veículos que serão produzidos no Paraná a partir do segundo semestre de 2026. Disseram apenas que se trata de uma nova plataforma Geely “com a tecnologia de zero e baixas emissões, que dará origem a dois modelos”.
O investimento contempla, ainda, a renovação de um modelo Renault, que também será lançado na segunda da metade do próximo ano e também uma nova plataforma, “com tecnologia de zero emissões” , que dará origem a um novo modelo Renault que será lançado em 2027.
O anúncio foi feito durante cerimônia na fábrica da Renault, com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, e do vice-presidente da Geely Holding Group, Victor Yang.
Com a parceria, que segue modelo já testado entre as duas montadoras na Coreia do Sul, surgiu uma nova empresa, a Renault Geely do Brasil, que será comandada pelo atual presidente da Renault, Ariel Montenegro.
Os acordos de parcerias, no Brasil e na Coreia, incluem a Horse, que já fornece motores a combustão para a Renault.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
