InícioEconomia'Eu vetaria', afirma Lula sobre anistia a Bolsonaro, diz site | Política

‘Eu vetaria’, afirma Lula sobre anistia a Bolsonaro, diz site | Política

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vetará um eventual projeto de lei de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Há propostas em debate na Câmara e no Senado. A declaração foi feita em entrevista à BBC News e à BBC News Brasil, publicada hoje. “Se viesse pra eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria”, afirmou o Lula.

Bolsonaro e sete aliados foram condenados na semana passada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por cinco crimes, entre eles golpe de Estado. As defesas ainda poderão recorrer, embora as chances de reversão da pena sejam remotas.

Durante a reta final do julgamento, partidos de oposição a Lula retomaram as negociações pela aprovação de um projeto de anistia a condenados pelo 8 de janeiro que beneficiasse também o ex-presidente. A articulação foi liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), do mesmo partido de Tarcísio, sinalizou que um texto discutido na Casa pode ter o requerimento de urgência analisado em breve.

Na entrevista, Lula não comentou sobre a tramitação da proposta. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, afirmou.

Questionado se vetaria uma proposta para reduzir penas de outros envolvidos, Lula evitou responder e disse se tratar de um tema de competência do Judiciário. “O presidente da República pode dar indulto. O presidente da República pode fazer um monte de coisas. Não há porque essa pressa toda. Vamos ver qual é o comportamento do Congresso Nacional. Nós vamos ter eleições daqui a 18 meses e já tem gente dizendo que se for eleito, vai liberar, vai dar indulto”, afirmou, em indireta a Tarcísio, que em entrevista recente declarou que dar um indulto a Bolsonaro seria seu “primeiro ato” se fosse eleito presidente.

O presidente disse ainda não comemorar a condenação de Bolsonaro e refutou comparações com o seu processo na Operação Lava-Jato, pelo qual foi condenado e preso – decisão depois anulada pelo STF.

“Acho que ele [Bolsonaro] foi julgado por um crime que ele cometeu. Não tem política nisso. Eu fui julgado sem ter direito de defesa. (…) No caso do ex-presidente, você tem provas concretas, você tem delações concretas, você tem documentos concretos escritos por eles. Então, não há como você tentar colocar que foi um julgamento político.”

O presidente também fez críticas à PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara. “Se eu fosse deputado, eu votaria contra”, afirmou. Houve votos favoráveis de parte da bancada do PT.

A proposta exige aval do Congresso para abertura de processos criminais contra parlamentares e amplia o alcance do foro privilegiado. O texto foi encaminhado para análise do Senado.

Questionado sobre o diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula voltou a criticar o tarifaço e repetiu que o americano “nunca quis conversar” com o Brasil.

“A razão que nós não ligamos é porque os americanos não querem conversar. Eles acham que eles podem tomar decisões, publicar no jornal e a responsabilidade fica do nosso lado”, justificou Lula, que reconheceu não ter qualquer tipo de relação com Trump, ao contrário do que já teve com antecessores como Joe Biden, Barack Obama e George W.Bush.

Os dois chefes de Estado podem se encontrar em breve, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. “Se ele chegar e passar perto de mim eu vou cumprimentá-lo porque eu sou cidadão civilizado. Eu converso com todo mundo. Eu estendo a mão pra todo mundo”, afirmou.

Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Artigos mais recentes

sindicato omitiu do INSS irmão de Lula em direção

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) omitiu do...

Empresa de energia na Espanha alerta para novos riscos de apagões | Mundo

A empresa fornecedora de energia na Espanha emitiu um alerta sobre flutuações...

Veja como o mundo reagiu ao plano de paz liderado por Trump

O plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um primeiro...

PF busca novas provas da fraude no INSS em 8 estados

A Polícia Federal realiza nesta quinta (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto,...

MAIS NOTÍCAS

sindicato omitiu do INSS irmão de Lula em direção

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) omitiu do...

Empresa de energia na Espanha alerta para novos riscos de apagões | Mundo

A empresa fornecedora de energia na Espanha emitiu um alerta sobre flutuações...

Veja como o mundo reagiu ao plano de paz liderado por Trump

O plano de paz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um primeiro...