A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados ouve nesta quarta-feira (17), a partir das 10 horas, o depoimento de Eduardo Tagliaferro – ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes – como testemunha no processo de cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
A sessão promete revelações que podem influenciar diretamente o futuro político da parlamentar. Com extensa carreira na iniciativa privada e na área de tecnologia, Eduardo Tagliaferro ficou conhecido no último ano por seu envolvimento em um episódio controverso envolvendo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Tagliaferro foi um dos personagens envolvidos no suposto uso da estrutura da Corte Eleitoral pelo ministro Alexandre de Moraes, na época em que era presidente do TSE, para embasar relatórios dos quais era relator no STF. No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou uma denúncia formal junto ao STF contra Tagliaferro, que saiu do Brasil alegando correr riscos por denunciar a atuação do ex-chefe.
Senadores viajam à Itália para visitar Zambelli presa em Roma
Também nesta quarta-feira (17), uma comitiva de senadores brasileiros embarca nesta para a Itália para acompanhar a situação de Zambelli, que está presa na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, desde julho. O grupo é formado por Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES). Os custos da viagem serão arcados pelos próprios senadores.
A viagem ocorre em meio ao processo de extradição solicitado pela Justiça brasileira, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão preventiva da parlamentar devido ao risco de fuga.
A justiça italiana confirmou que Zambelli permanecerá custodiada em território italiano durante o desenrolar do processo. O retorno dos parlamentares ao Brasil está previsto para domingo (21).
@cabofriototal – Aqui, a informação nunca para.
Fala com a gente no WhatsApp: (22) 99610-1490