Início Economia Inep estuda expandir aplicação da prova do Enem a países do Mercosul...

Inep estuda expandir aplicação da prova do Enem a países do Mercosul | Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estuda a possibilidade de fazer a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para países que fazem parte do Mercosul. A análise está sendo feita a pedido do Ministério da Educação para começar a valer já no ano de 2026.

O ministro da Educação, Camilo Santana — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva realizada neste domingo (16). De acordo com ele, a ideia é que as provas sejam aplicadas nas capitais Montevidéu, Buenos Aires e Assunção a brasileiros e estrangeiros. O ministro afirmou que isso atende uma demanda que estava sendo feita pelos próprios estudantes.

Presidente do Inep, Manuel Palacios afirmou que a conclusão dos estudos sobre a viabilidade da aplicação aos países do Mercosul deve ocorrer em março do ano que vem, para já constar no edital da prova de 2026 e ser avaliado, ainda, a necessidade de aumento de vagas. “É uma proposta que vamos examinar e tenho certeza que vamos encontrar um bom caminho pra atender essa demanda [do MEC] e intensificar integração [regional]”, afirmou Palacios nesta noite.

Concomitantemente, o presidente do Inep disse que está sendo estudada a aplicação da prova de forma digital. “Estamos estudando modelo que seria utilizado”, disse.

Outra novidade anunciada por Camilo é que, a partir de 2026, o Enem será também a prova que vai servir para avaliar os estudantes do Ensino Médio no Brasil. Atualmente, isso é feito pela prova do Saeb, que ocorre a cada dois anos.

O ministro da Educação disse que essa possibilidade está sendo avaliada pelo Inep a partir de um pedido da pasta. Segundo ele, como a prova do Enem é anual, é possível que seja feita uma avaliação mais real sobre a educação brasileira. Ainda, ele alega que os estudantes concentram seus estudos mais para a prova do Enem do que do Saeb e, portanto, pode apresentar um cenário mais realístico. A prova do Saeb continuará.

As provas do Enem de 2025 aconteceram no último dia 9 e neste domingo. Em um balanço geral sobre os dois fins de semana, Camilo afirmou que as provas foram bem sucedidas e ocorreram sem intercorrências significativas.

De acordo com ele, foi registrado cerca de 70% de presença em ambos os dias, que é um percentual semelhante ao de 2024. O exame teve 4,8 milhões de inscrições confirmadas, sendo que em torno de 1.700 foram eliminados por comportamento inadequado.

Camilo informou que o Rio Grande do Sul registrou problemas de energia, mas o ministro garantiu que os estudantes não serão afetados. “Todos que se sentirem prejudicados terão direito de fazer a reaplicação”, comentou.

A reaplicação será feita nos dias 16 e 17 de dezembro e, a partir desta segunda-feira (17), ela já poderá ser solicitada. O gabarito do segundo dia de prova deve ser divulgado na quinta-feira (20), e o resultado será anunciado apenas em janeiro.
16/11/2025 20:44:35

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile