O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará nova viagem internacional a partir desta terça-feira (17), para a Índia e Coreia do Sul, para firmar acordos em setores estratégicos, como minerais críticos, inteligência artificial e aviação.
Na Índia, o presidente Lula participará da “Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial”. O evento, anual, dá continuidade ao processo iniciado no Reino Unido em 2023 e tem como objetivo refletir sobre as diversas dimensões da IA.
Além da cúpula, também está previsto uma visita oficial e a abertura do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no país.
Durante a visita de Estado, os líderes dos dois países devem assinar um memorando de entendimento sobre minerais críticos. O Brasil possui, até o momento, a segunda maior reserva de minerais raros do mundo, e não firmou acordos semelhantes com nenhum outro país. Brasil e Índia devem tratar dos Brics.
Após visitar a Índia, Lula segue para a Coreia do Sul, onde cumpre agenda oficial voltada para o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas. O líder brasileiro vai se reunir com o presidente sul-coreano Lee Jae-Myung, com quem deve lançar um plano de ação 2026-2029 e estabelecer uma parceria estratégica.
Essa será a quarta visita de Lula à Índia, sendo a segunda em seu atual mandato.
O ministro da Fazenda, Fernand Haddad, deve integrar a comitiva presidencial, depois de semanas em dúvida e em meio à sua saída do cargo.
Segundo o Valor, Lula costuma aproveitar esses longos percursos para fazer conversas importantes. E, no caso de Haddad, pode tentar persuadi-lo a ser seu candidato em São Paulo.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
