InícioBrasilONGs vão ao STF contra derrubada de vetos ao licenciamento ambiental

ONGs vão ao STF contra derrubada de vetos ao licenciamento ambiental

Publicado em

Diversas organizações não governamentais (ONGs) pretendem acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) após o Congresso derrubar 52 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei Geral do Licenciamento Ambiental nesta quinta-feira (27). As entidades classificaram a decisão dos parlamentares como um “golpe contra o clima”.

Em nota conjunta, o Observatório do Clima afirmou que trata-se do “pior retrocesso ambiental” da história do país. A entidade apontou que votação ocorreu poucos dias após os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), “irem a Belém posar de defensores do clima na COP 30”.

Com a derrubada dos vetos, trechos que tratam da dispensa e simplificação do licenciamento ambiental retornam ao texto legal. Entre os pontos mais criticados pelas ONGs estão o autolicenciamento amplo e geral, a simplificação para obras estratégicas e a dispensa de licenciamento para atividades em imóveis rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) pendente de homologação.

  • Congresso derruba vetos de Lula e impõe nova derrota ao governo

Clarissa Presotti, especialista de Políticas Públicas do WWF-Brasil, enfatizou que derrubar os vetos significa “ignorar a ciência, ampliar a insegurança jurídica e fragilizar a governança ambiental do país”.

“Diversos trechos que o Congresso decidiu restaurar são flagrantemente inconstitucionais, pois contrariam decisões do Supremo Tribunal Federal e enfraquecem competências federais e salvaguardas previstas na Licença por Adesão e Compromisso”, disse o WWF-Brasil, em nota.

Para Suely Araújo, Coordenadora de Políticas Públicas do Observatório do Clima, a derrubada dos vetos configura um “ataque aos fundamentos da nossa política ambiental”, conflitando com tudo o que o país defendeu na COP 30. Ela alertou que o texto tem uma série de “inconstitucionalidades” que são um “prato cheio para judicialização” no STF e em outras esferas.

Lucas Louback, gestor de advocacy do Nossas, acusou o Congresso Nacional de ignorar a “maior mobilização da sociedade civil brasileira e internacional na COP30”. Ele afirmou que derrubar os vetos é “escolher retrocesso, conflito e destruição”, representando um “golpe contra o clima”.

Governo fez apelo por manutenção de vetos, mas sem sucesso

Na véspera da votação, o governo federal fez um apelo para a manutenção dos 63 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Lei Geral do Licenciamento Ambiental. A entrada dos vetos presidenciais na pauta é vista como parte da retaliação de Alcolumbre contra o governo. O senador nega que esse seja o objetivo.

No entanto, desde que Lula indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) houve uma escalada na crise entre o Executivo e o Legislativo. Alcolumbre defendia a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao cargo.

Durante a sessão, o presidente do Senado destacou que a votação era “essencial para o desenvolvimento do país”. “O Congresso Nacional não pode se furtar ao cumprimento de suas responsabilidades constitucionais”, acrescentou.

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Artigos mais recentes

Supremo: aqui jaz a compensação tributária?

No Brasil, a única coisa mais instável do que o si... @mesquitaalerta – Aqui, a...

o cenário político do dia

A disputa pela indicação de Jorge Messias ao STF eleva a temperatura em Brasília,...

ataques e negociações de paz

Enquanto esforços diplomáticos pela paz na Ucrânia se intensificam, com o otimismo de Zelensky...

Lula defende combater ‘privilégio de poucos’ em pronunciamento

Na noite deste domingo (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez...

MAIS NOTÍCAS

Supremo: aqui jaz a compensação tributária?

No Brasil, a única coisa mais instável do que o si... @mesquitaalerta – Aqui, a...

o cenário político do dia

A disputa pela indicação de Jorge Messias ao STF eleva a temperatura em Brasília,...

ataques e negociações de paz

Enquanto esforços diplomáticos pela paz na Ucrânia se intensificam, com o otimismo de Zelensky...