Início Economia Planalto acredita que encontro entre Lula e Trump pode acontecer na Malásia,...

Planalto acredita que encontro entre Lula e Trump pode acontecer na Malásia, no fim de outubro | Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (17) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador e assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim.

No encontro, que durou cerca de três horas, Vieira fez um relato “detalhado” a Lula da reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, ocorrida na tarde de quinta-feira (16).

Segundo interlocutores próximos ao presidente, o governo ainda trata a reunião de cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontecerá na Malásia no fim de outubro, como uma “possibilidade” para um encontro entre Lula e o presidente Donald Trump.

“Pesa mais”, porém, a compatibilidade de agendas entre eles, já que os dois chefes do Executivo ainda estão definindo o cronograma e as bilaterais que terão no evento.

A maior parte da reunião desta sexta-feira teria sido tomada, inclusive, por assuntos acerca das questões logísticas e da programação de Lula na Asean.

A avaliação do Planalto, no entanto, é de que a relação entre os dois governos está “amistosa”, após o encontro “positivo” de Rubio e Vieira.

Como próximos passos, as equipes dos dois países devem continuar conversando para avançar nas tratativas.

Apesar da possibilidade de Lula e Trump se reunirem na Malásia, o Planalto não descarta um possível encontro na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climática (COP30), em Belém, assim como uma viagem do presidente Lula até Washington.

Palácio do Planalto, sede do governo brasileiro, em Brasília — Foto: Agência Brasil

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile