A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, apresentou nesta quarta-feira (26) um orçamento que prevê um grande aumento de impostos para que o governo do premiê trabalhista Keir Starmer cumpra metas de redução do déficit.
Segundo informações da agência Reuters, o pacote estabelece altas de impostos que somam 26,1 bilhões de libras (R$ 184,4 bilhões) por ano, o que elevará a carga tributária britânica para 38,3% do PIB, um recorde pós-Segunda Guerra Mundial.
“Sem dúvida, enfrentaremos oposição novamente. Mas ainda não vi um plano alternativo crível ou mais justo para os trabalhadores”, disse Reeves ao apresentar a proposta ao Parlamento.
No ano passado, a ministra já havia apresentado um orçamento que estabeleceu aumento de impostos de 40 bilhões de libras (cerca de R$ 282,5 bilhões em valores atuais) por ano, o que representou 1,25% da produção econômica britânica, a maior alta desde 1993. Na ocasião, Reeves disse que se tratava de “uma medida excepcional”.
O orçamento apresentado nesta quarta-feira foi criticado pela oposição: o líder do partido de direita nacionalista Reforma Reino Unido, Nigel Farage, disse em entrevista coletiva que a medida “representa um ataque à ambição e ao corte de gastos”.
“Uma coisa que ficou muito clara para mim ao ver o orçamento foi que estamos em um ciclo vicioso econômico, e ninguém parece reconhecer isso, nem o governo conservador anterior, nem este governo trabalhista”, disse Farage, de acordo com informações do jornal Daily Express.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
