O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro como “uma pena” ao ser questionado por repórteres na Casa Branca neste sábado.
“Eu não sei de nada sobre a prisão. Mas é uma pena'”, disse Trump.
Bolsonaro, considerado um aliado do presidente americano, foi preso preventivamente neste sábado após índicios de uma possível tentativa de fuga.
A prisão ocorre após a Casa Branca retirar a tarifa adicional de 40% sobre alguns produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, incluindo carne bovina e café. Também estão relacionados como isentos das alíquotas petróleo bruto, gás natural, querosene, minério de ferro, produtos químicos e aeronáuticos, dentre outros.
Com a retirada da “taxa punitiva” de 40%, que Trump impôs ao Brasil após críticas ao julgamento de Bolsonaro por golpe de Estado, as alíquotas retornam ao patamar de antes da guerra comercial deflagrada pelo presidente americano
A decisão da Casa Branca foi publicada após a conversa por videoconferência entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 6 de outubro. Na ocasião, ambos concordaram em abrir negociações para reduzir as tarifas impostas pelo Brasil aos EUA.
Dias depois, ambos se encontraram na Malásia para dar sequência às negociações, que voltou a ser debatida em reuniões entre Rubio e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
