InícioEconomiaUnião Europeia fará carro elétrico compacto para reduzir custo e competir com...

União Europeia fará carro elétrico compacto para reduzir custo e competir com China | Mundo

Publicado em

A União Europeia planeja criar uma nova categoria para veículos elétricos compactos com requisitos técnicos mais flexíveis do que os veículos elétricos de tamanho padrão, buscando reduzir os custos de fabricação e competir com os chineses.

A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, planeja divulgar em breve uma proposta preliminar, com a nova categoria “E car” (carro elétrico) a ser lançada nos próximos anos, após aprovação por instituições-chave. A proposta deverá definir a classe por tamanho, peso e cilindrada do motor. Os estados-membros da União Europeia também discutirão um mecanismo de isenção de impostos para a nova classe de veículos.

Até agora, a União Europeia exigia que os veículos elétricos fossem equipados com sistemas para detectar sonolência do motorista, manter o veículo na faixa e sinalizar paradas bruscas. Esses requisitos, projetados para viagens de longa distância, contribuíram para custos mais elevados.

“A configuração geral do veículo será de um nível inferior, o que reduzirá os custos, já que o veículo será menos complexo”, disse Beatrix Keim, do Centro de Pesquisa Automotiva da Alemanha. Prevê-se que os preços de venda desses carros caiam entre 10% e 20%, ficando na faixa de 15 mil a 20 mil euros (US$ 17.500 a US$ 23.200).

A União Europeia impõe taxas de importação de até 45,3% sobre veículos elétricos fabricados na China. A nova classificação permitirá que as montadoras europeias concorram melhor em preço. Isso será uma grande vantagem para as fabricantes europeias de veículos elétricos compactos, incluindo a alemã Volkswagen, a multinacional europeia Stellantis e a francesa Renault.

A participação das montadoras chinesas no mercado europeu de automóveis subiu para 7% no trimestre de julho a setembro deste ano, dobrando em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da empresa alemã Schmidt Automotive Research. Considerando apenas os veículos elétricos, a participação das montadoras chinesas subiu para 12%, ante 9% no ano anterior, com a BYD na liderança.

Incentivos como subsídios para desenvolvimento e créditos fiscais para a categoria de carros elétricos provavelmente serão condicionados à produção dentro da União Europeia. Tais condições significariam que a BYD, que opera uma fábrica na Hungria, seria a única montadora chinesa a desfrutar desses benefícios.

No Japão, os kei cars ultracompactos são limitados pelo tamanho do veículo, emissões e outros atributos. A categoria representou 35% dos carros novos vendidos no país em 2024. A União Europeia já criticou a categoria no Japão, caracterizando o segmento como uma barreira não tarifária.

A nova classificação afetará as estratégias das montadoras japonesas focadas em kei cars. Elas poderão exportar alguns modelos para a Europa sem quaisquer ajustes de especificação.

Carros compactos adequados para o uso diário na cidade também estão atraindo atenção nos Estados Unidos. Na última quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que havia instruído o secretário de Transportes, Sean Duffy, a aprovar a produção doméstica de “carros minúsculos”.

Esse anúncio abriu a possibilidade para que os carros japoneses, há muito criticados por serem muito especializados para exportação, sejam aceitos no mercado americano.

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Artigos mais recentes

Carlos diz que “continuam tentando matar” Bolsonaro

Em publicação nas redes sociais neste sábado (20), Carlos, um dos filhos de Jair...

Documentos do caso Epstein desaparecem do site do governo dos EUA | Mundo

Pelo menos 16 arquivos desapareceram do site do Departamento de Justiça dos...

Lula não assina declaração que cobra democracia na Venezuela

Argentina, Paraguai, Panamá, Bolívia, Equador e Peru divulgaram de forma conjunta neste sábado (20)...

Advogado do Master rebate críticas sobre voo com Toffoli

Após críticas à viagem feita em um avião de um dos diretores do Banco...

MAIS NOTÍCAS

Carlos diz que “continuam tentando matar” Bolsonaro

Em publicação nas redes sociais neste sábado (20), Carlos, um dos filhos de Jair...

Documentos do caso Epstein desaparecem do site do governo dos EUA | Mundo

Pelo menos 16 arquivos desapareceram do site do Departamento de Justiça dos...

Lula não assina declaração que cobra democracia na Venezuela

Argentina, Paraguai, Panamá, Bolívia, Equador e Peru divulgaram de forma conjunta neste sábado (20)...