As bases para a ratificação de um acordo comercial entre a UE e os EUA estão estabelecidas, desde que Washington honre seus compromissos, disse o chanceler alemão Friedrich Merz nesta quarta-feira.
Após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter retirado as novas ameaças de tarifas sobre as importações da UE e aparentemente ter chegado a um acordo com a OTAN sobre a Groenlândia, as bases foram lançadas para a implementação do acordo de 2025, disse Merz.
“No entanto, não se pode permitir que os EUA lancem dúvidas sobre o cumprimento dos compromissos assumidos no verão passado”, disse o chanceler em uma coletiva de imprensa com seu homólogo romeno.
Acrescentando que ainda era necessário chegar a um acordo final sobre alumínio e aço, Merz afirmou que os EUA deveriam ter interesse em garantir que os acordos não fossem prejudicados por anúncios diários de que os EUA poderiam adotar posturas diferentes.
“Não estamos preparados para aceitar uma deterioração deste acordo”, disse Merz, acrescentando que estava ansioso para que a UE ratificasse rapidamente o acordo comercial com a Índia, firmado na terça-feira.
@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.
