Início Economia Lula diz que Vorcaro o procurou por estar sendo ‘perseguido’ e, em...

Lula diz que Vorcaro o procurou por estar sendo ‘perseguido’ e, em resposta, prometeu investigação ‘técnica’ | Finanças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (5), que o empresário Daniel Vorcaro, do Banco Master, o procurou no Palácio do Planalto para dizer que estava sendo “vítima de perseguição” e que tinha “gente interessada” em derrubá-lo. O encontro ocorreu em dezembro de 2024. Sobre isso, Lula disse ter garantido ao banqueiro que as investigações conduzidas pelos órgãos competentes não teriam motivação política, mas seriam feitas de forma técnica.

Ele [Vorcaro] me contou da perseguição que ele estava sofrendo. O que eu disse a ele é que não haverá posição política contra o Banco Master: ‘a política não entrará na investigação do seu banco’. Eu disse a Vorcaro que haveria competência técnica do Banco Central [nessa investigação]”, respondeu Lula, durante entrevista ao portal UOL.

Em seguida, Lula admitiu que chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para que apresentassem suas opiniões sobre o caso do Banco Master. Além deles, o petista ainda convidou o procurador-geral da República, Paulo Tonet, para falar do mesmo tema.

“Depois da reunião com Vorcaro, chamei Haddad, Galípolo e Gonet para que falassem sobre banco Master. Não importa que envolva político, partido ou banco. Quem estiver metido nisso vai pagar o preço da irresponsabilidade”, acrescentou. Ainda neste tema, Lula classificou o escândalo do Banco Master de o “maior roubo econômico da história do Brasil”.

Além disso, Lula comentou o fato que de que seu ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski teria sido contratado para prestar consultoria ao Banco Master. “Quando convidei Lewandowski para assumir a Justiça, ele saiu do banco. Não tem problema nenhum com Lewandowski, todo mundo trabalha para alguma empresa deste país”, rebateu.

Por fim, o presidente da República prometeu ir “a fundo” na investigação da instituição financeira. “Vamos a fundo no caso do banco Master. A ordem é que caso do Banco Master seja investigado até às últimas consequências. A ordem é mostrar ao povo quem são os magnatas envolvidos no caso do Banco Master”, concluiu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

@mesquitaalerta – Aqui, a informação nunca para.

Sair da versão mobile