Início Últimas Papa Francisco Segue em Estado Crítico, com Insuficiência Renal Inicial

Papa Francisco Segue em Estado Crítico, com Insuficiência Renal Inicial

O Papa Francisco, de 88 anos, permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, em estado crítico, mas estável. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Vaticano neste domingo (23), o pontífice não apresentou novas crises respiratórias, mas exames indicam o início de uma insuficiência renal leve, atualmente sob controle.

Quadro Clínico

Internado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco segue recebendo oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais. No sábado, ele enfrentou uma crise respiratória e foi submetido a uma transfusão de glóbulos vermelhos, o que resultou no aumento dos seus níveis de hemoglobina. Além disso, o nível de plaquetas do pontífice, que estava reduzido (trombocitopenia), se manteve estável.

Os médicos ressaltam que a complexidade do quadro clínico exige paciência para avaliar as respostas aos tratamentos farmacológicos, mantendo o prognóstico reservado.

Mensagem de Esperança

Apesar da gravidade do seu estado de saúde, o Papa Francisco segue demonstrando otimismo e participou da missa realizada no hospital. Em uma mensagem enviada para o Ângelus dominical, o líder da Igreja Católica destacou sua confiança na recuperação:

“Estou continuando com confiança minha hospitalização no Hospital Gemelli, seguindo o tratamento necessário – e o descanso também é parte da terapia!”, escreveu.

Francisco ainda aproveitou a oportunidade para agradecer os fiéis que enviaram mensagens e orações, com destaque para os desenhos e cartas enviados por crianças. “Obrigado pela proximidade e pelas orações de consolo que recebi de todo o mundo! Encomendo todos à intercessão de Maria e peço que continuem rezando por mim”, afirmou o pontífice.

Reflexão sobre Conflitos Mundiais

Mesmo internado, o Papa fez questão de se pronunciar sobre o terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, lamentando a tragédia e chamando o episódio de uma “ocasião dolorosa e vergonhosa para toda a humanidade”.

Além disso, Francisco pediu orações não apenas pela Ucrânia, mas também por outros conflitos mundiais, como os que ocorrem em Palestina, Israel, Oriente Médio, Myanmar, Kivu e Sudão.

Apoio e Expectativa

O mundo católico segue acompanhando a evolução do quadro de saúde do Papa Francisco com grande apreensão. Líderes religiosos e fiéis ao redor do mundo continuam em oração pelo pontífice, enquanto o Vaticano mantém a observação rigorosa sobre seu estado clínico.

Acompanhe mais atualizações sobre o estado de saúde do Papa Francisco no Natal24Horas.

Sair da versão mobile